SindSaúde/SC se reúne com trabalhadores do Hospital Florianópolis
Na tarde desta sexta-feira (14), a diretoria do SindSaúde/SC esteve em reunião com os trabalhadores do Hospital Florianópolis discutindo o atraso nos salários e o corte do percentual de insalubridade. No mês de agosto, a Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento Médico (SPDM) atrasou em cinco dias os salários.Os trabalhadores decidiram continuar se mobilizando e agendando novas reuniões com o Sindicato.
Além do constante atraso no pagamento dos salários, a empresa também cortou total ou parcialmente o percentual de insalubridade dos trabalhadores dos setores administrativos – a indenização que o trabalhador recebe por estar exposto a riscos de saúde. O SindSaúde/SC contratou um médico especialista em saúde do trabalhador para avaliar os laudos emitidos pelos peritos da empresa e verificar se as diminuições estão de acordo com o que prevê a legislação. Também ajuizou uma ação coletiva contra a OS por danos morais, gerados pelo atraso no pagamento.
Outra ação está correndo por conta do descumprimento da empresa da Convenção Coletiva em vários pontos. O Sindicato continuará presente na unidade e não está descartada a possibilidade de paralisação no caso de novos atrasos. “É necessária a nossa união na campanha salarial para que consigamos rever e avançar em questões que são fundamentais para nós e que assegurem nossos direitos e melhores condições de trabalho”, afirmou a presidente do Sindicato, Edileuza Fortuna.