Home / Situação dos trabalhadores do Hospital de Caridade é discutida em audiência no MPT

01/10/2020

Na manhã desta quinta-feira (01/10), o SindSaúde/SC participou de audiência designada pelo Ministério Público do Trabalho - MPT para tratar da situação dos trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Caridade diante do anúncio de arrendamento das estruturas do Hospital. Na audiência também estiverem presentes representação do Hospital Care e da Provedoria do Hospital de Caridade.

A audiência se realizou por solicitação do SindSaúde/SC num procedimento instaurado no MPT para que fossem discutidos os desdobramentos e reflexos na vida dos trabalhadores e trabalhadoras do IHC. Na audiência, os representantes do Hospital Care e também os representantes da Provedoria afirmaram que o contrato de arrendamento ainda não foi concretizado dizendo que isso ainda exige outras etapas e procedimentos, mas que no caso de se concretizar, não existirão rescisões dos contratos de trabalho ou demissão em massa dos atuais empregados e empregadas do IHC.

O SindSaúde/SC reforçou que, embora as empresas afirmem que o contrato não foi assinado, é de conhecimento geral que o arrendamento foi aprovado pela Assembleia geral da Irmandade que gere o Hospital. Nesse sentido, cabe ao sindicato seguir atuando na defesa e garantia dos direitos e empregos dos quase mil trabalhadores e trabalhadoras.

A partir dessa audiência, o MPT vai passar a mediar as negociações sobre os desdobramentos deste contrato no aspecto trabalhista, onde cada parte poderá requerer e juntar documentos, discutir os pontos relevantes, e por fim firmar acordos que possam, no que cabe ao Sindicato, garantir os direitos dos trabalhadores. A próxima audiência deve acontecer em 15 dias.

Sigamos juntos e firmes!