Trabalhadoras e trabalhadores da FAHECE – CEPON – HEMOSC votam recebimento de auxílio creche
Trabalhadoras e trabalhadores da FAHECE - CEPON - HEMOSC votam recebimento de auxílio creche
Durante os dias 08, 09 e até às 08h do dia 10 de julho, as trabalhadoras e trabalhadores da FAHECE – CEPON - HEMOSC votaram a proposta do recebimento de auxílio creche. A votação foi feita através do formulário eletrônico divulgado pelo SindSaúde/SC. Recebemos no total 49 votos, sendo 48 votos favoráveis, 1 contra.
A proposta consiste em:
- Pagamento de Auxílio Creche no valor equivalente a 10% do piso salarial da CCT;
- Benefício é garantido para as mães e estendido aos pais que convivam em relação homoafetiva;
- Pagamento é feito até que a criança complete 2 anos de vida;
- A comprovação de gasto deve ser feita na folha de pagamento do mês seguinte, e pode ser feita por recibo simples ou nota fiscal e o valor utilizado para pagamento de despesas vinculadas obrigatoriamente a criança.
Agora os termos do acordo aprovado pelos trabalhadores será apresentado a Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina (SRTE-SC) para registro.
Por mais que os valores estejam longe de cumprir o papel de custeio integral de creche, o SindSaúde/SC entende que é uma vitória importante para os trabalhadores e trabalhadoras deste local de trabalho, e que abre a possibilidade de avanços na conquista de direitos. O momento atual que vivemos, do ponto de vista político e sanitário, tem sido de cortes de direitos na maior parte das categorias de trabalhadores, e portanto, essa vitória é ainda mais significativa nesse momento!