Home / Trabalhadoras e trabalhadores do Cepon/Hemosc exigem resposta da Secretaria do Estado sobre Reforma Administrativa do Governo

05/07/2019

Trabalhadoras e trabalhadores do Cepon/Hemosc e representantes do SindSaúde/SC reuniram-se, na manhã desta sexta-feira (05), para debater sobre a Reforma Administrativa do Governo de Santa Catarina. O objetivo da reunião foi esclarecer as dúvidas sobre as mudanças nos locais de trabalho e como fica a situação das/os trabalhadoras/es que são servidoras/es públicos concursados e como as/os trabalhadoras e trabalhadores do regime geral serão afetados pela Reforma.

Outra mudança que está sendo questionada é a exoneração da direção das duas unidades e sem nomeação até agora. Atualmente trabalham 172 servidoras e servidores concursados no Cepon e 169 no Hemosc. Representantes das/os trabalhadoras/es e do sindicato conseguiram uma reunião com o Secretário de Saúde, Helton de Souza Zeferino, hoje, às 14h para exigir uma resposta para essas questões.

Durante a reunião, Cátia Costa, técnica de enfermagem e chefe da zeladoria no Cepon fez um resgate histórico em sua fala sobre a importância das/os trabalhadoras que há mais de 20 anos de trabalho e de luta garantiram um atendimento de qualidade, público e gratuito para a população. “Não é justo que agora nos retirem da secretaria, por isso devemos nos unir e não deixar isso acontecer”, ressaltou. Também participaram outras/os representantes do Cepon. Roseli Sandrini, assistente social no Hemosc ressaltou a importância do tema para a categoria da saúde.

Edileuza Fortuna, diretora no SindSaúde/SC, que a Reforma Administrativa impacta as/os trabalhadoras/es pois precariza as condições de trabalho e diminuição de salário. Na avaliação da diretoria do sindicato as funções de chefia são atividades que sobrepõe uma responsabilidade a mais para a trabalhadora e trabalhador, inclusive tendo que responder juridicamente. Por isso o sindicato defende que essa função seja gratificada.