Home / Geral / Trabalhadoras e trabalhadores do SAMU da Grande Floianópolis realizam paralisação e ato na próxima segunda (22)

15/02/2021

Na próxima segunda-feira (22), trabalhadoras e trabalhadores do SAMU da Grande Florianópolis paralisarão suas atividades e realizarão ato como forma de protesto às violações da OZZ, empresa terceirizada responsável pelo serviço. O ato acontece às 13h30, em frente ao Ticen. No mesmo dia, está marcada uma reunião com participação da empresa, da SES (Secretaria de Estado da Saúde), do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e de sindicatos de todas as regiões do estado.

A paralisação acontece ao mesmo tempo em que tramita no Ministério Público diversas denúncias sobre violação dos direitos trabalhistas por parte da OZZ. O serviço de urgência também está sendo afetado, uma vez que na semana passada, a empresa responsável pela comunicação anunciou a suspensão dos serviços por falta de pagamento das parcelas do contrato. O serviço funciona hoje de forma precária sobrecarregando trabalhadores e criando incerteza sobre os usuários. As trabalhadores e os trabalhadores ainda relatam as péssimas condições nas bases e ambulâncias, a falta de materiais essenciais para o serviço e a violação de direitos fundamentais dos funcionários.

Os trabalhadores e as trabalhadores estão com salários congelados desde 2017, quando a OZZ assumiu o serviço. O reajuste salarial estabelecido pela Convenção Coletiva 2019/2020 é um dos direitos que não foi pago, levando a justiça a determinar o bloqueio de R$167 mil da empresa. Na última assembleia das trabalhadoras e dos trabalhadores da Grande Florianópolis, os funcionários da OZZ votaram por manter o bloqueio, uma vez que a empresa pede agora a suspensão da decisão judicial.

Mais informações sobre a paralisação serão lançadas nas redes do SindSaúde/SC durante esta semana.