Home / Trabalhadoras/es e pacientes sofrem com excesso de calor por problemas com a climatização do ar em diversos setores do Hospital Florianópolis

25/01/2019

O equipamento que permite a climatização do ar em diversos setores no Hospital Florianópolis (HF) está quebrado e algumas unidades têm chegado a temperaturas que violam normas de trabalho, facilitam as infecções hospitalares e não permitem as condições para atendimento adequado das/os pacientes. Por isso, o SindSaúde/SC têm recebido inúmeras denúncias da/os trabalhadoras/es sobre essa situação. No dia 22 de janeiro de 2019 foi encaminhado um Ofício, por parte do sindicato, solicitando que o sistema de climatização do ar fosse regularizado até às 12 horas de quarta-feira, dia 23 de janeiro.

Na tarde de quarta-feira, 23 de janeiro, integrantes da diretoria do sindicato foram até o HF para uma reunião com Walmiro Charão, diretor do hospital, Jennifer Nesso, fiscal do Coren, David Molina, gerente de enfermagem e Leandro Vargas, gerente de hotelaria, para exigir uma solução. Walmiro Charão disse que o hospital receberá no final do mês um repasse da Secretaria da Saúde para a compra de peças e garantiu que, até o dia 15 de fevereiro, o equipamento terá condições para voltar a funcionar.

Após a reunião com a direção do hospital, a diretoria do SindSaúde/SC foi até os locais de trabalho para verificar a situação do excesso de calor que estão submetidos as/os trabalhadoras/es e pacientes. Em alguns setores do hospital foram instalados aparelhos de ar condicionado, a exemplo do CME e de algumas áreas de circulação, e improvisados ventiladores para amenizar o calor. O setor de UTI, mesmo se tratando de área crítica, ainda permanecia na tarde do dia 23/01 com termômetros marcando 28 graus de temperatura. A Vigilância Sanitária do município de Florianópolis foi informada oficialmente sobre a situação, mas alega que ainda não há agenda prevista para nova vistoria nas dependências do hospital.

O SindSaúde/SC irá acompanhar o andamento da manutenção do equipamento e cobrar da direção do hospital e dos órgãos que deveriam fiscalizar essa situação, para que seja garantido um local com melhores condições de trabalho.