Home / Trabalhadores/as da Casa de Saúde São Sebastião conquistam Acordo Coletivo de Trabalho

10/01/2017

Na tarde desta segunda-feira (9/01), os/as trabalhadores aprovaram a última proposta da direção da Casa de Saúde São Sebastião para o Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017. Essa é a primeira vez que os/as cerca de 100 trabalhadores/as tem um ACT na Casa de Saúde. O Acordo é um dispositivo criado em cada local de trabalho, com regras e garantias de direitos que podem avançar para além do que está disposto na Convenção Coletiva da categoria.

O ACT foi fruto de duas assembleias gerais e duas rodadas de negociação com a direção da unidade, realizadas entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017. No Acordo estão previstas os seguintes pontos:

- Reajuste salarial de 8,5% a partir de janeiro de 2017;

- Liberação de folga de aniversário;

- Dentro de três meses, criação de um espaço para descanso para os/as trabalhadores/as;

- Concede a justificativa por esquecimento de registro do cartão ponto;

- Redução do desconto do vale alimentação de 9,4% para 5%;

O Acordo será registrado dentro de 15 dias e estará vigente durante 2017 e 2018. “É sempre importante para os/as trabalhadores quando conseguimos avançar em um acordo coletivo para além das cláusulas previstas na Convenção Coletiva da categoria. O processo de construção do ACT da Casa de Saúde São Sebastião foi muito positivo, esperamos poder avançar ainda mais na garantia de melhores condições de trabalho nas próximas negociações” afirma a diretora do SindSaúde/SC Heloísa Pereira.