Home / Trabalhadores/as do Hospital de Caridade negam por unanimidade parcelamento do 13º em 6 vezes

23/12/2016

Na tarde desta sexta-feira (23/12), a administração do Hospital de Caridade apresentou uma nova proposta de parcelamento em seis vezes do 13º salário de cerca de 470 trabalhadores/as da unidade. A proposta foi rejeitada por unanimidade pelos/as trabalhadores/as em assembleia geral, que levantou uma contra proposta de pagamento imediato do 13º a todos os grevistas. Até hoje 630 pessoas receberam seu salário, cerca de 60% do corpo de funcionários do IHC e 85% do corpo dos funcionários aderiu à greve.

A contra proposta dos trabalhadores é de remuneração integral do 13º salário para os/as grevistas para então haver a retomada de atividades. Um novo ofício será entregue ainda na tarde desta sexta-feira à administração do Hospital e até receberem uma resposta positiva dos gestores, a greve permanece por tempo indeterminado.

Contradição

Na tarde de ontem, os gestores do Hospital entraram com pedido de recurso à decisão liminar da Justiça do Trabalho, que foi negada pelos magistrados. No recurso, o principal argumento dos gestores do IHC era de que necessitavam mais prazo para efetuar o pagamento integral do 13º e afirmavam que em 20 dias poderiam fazer todos os depósitos. Entretanto, na mesa de negociação voltaram a dizer que não havia dinheiro suficiente para a quitação de todas as folhas de pagamento num prazo mais curto.

“A contradição posta pode gerar sérias consequências no campo processual, podendo caracterizar uma atitude de deslealdade processual” afirma o advogado do sindicato Gustavo Cani.

A administração também se negou a apresentar à diretoria do SindSaúde/SC a lista com os 630 trabalhadores/as que foram remunerados. Segundo a direção, o critério utilizado foi o pagamento primeiro dos menores salários, porém há provas de pessoas de um mesmo setor que uma recebeu o 13º salário e outra não.