Home / Geral / Trabalhadores da Associação Mahatma Gandhi de São José decidem por paralisação e greve

17/09/2022

Na tarde desta sexta (16), os trabalhadores da Associação Mahatma Gandhi de São José realizaram assembleia para decidir ações em relação ao atraso do pagamento dos retroativos e multa do reajuste anual e às condições de trabalho na empresa. A decisão dos trabalhadores, de forma unânime, foi por realizar uma paralisação nesta terça (20), com previsão de início de uma greve na quinta (22).

A Mahatma Gandhi é uma associação do tipo Organização Social (OS) responsável por diversos contratos do serviço público municipal saúde. Em São José, por exemplo, ela é contratada pela prefeitura para administrar postos de saúde e unidades básicas.

Os trabalhadores estão lutando pelo direito ao reajuste anual, que está previsto em nossa Convenção Coletiva de Trabalho, desde sua aprovação, em maio deste ano. A empresa só passou a fazer pagamento mensal do reajuste a partir da chamada para a primeira assembleia dos trabalhadores. Nos diálogos entre a empresa e o sindicato, houve então o compromisso da associação em pagar os valores retroativos e a multa em até 30 dias. Esses valores se acumulam desde novembro de 2021, pela data-base da categoria. O prazo que a empresa deu para pagamento era até o dia 5/9, mas foi descumprido pela OS. Para além disso, a associação não deu respostas ao sindicato sobre os motivos do atraso ou nova data para pagamento.

Após muitas tentativas de diálogo, o SindSaúde/SC notificou a empresa na semana anterior a assembleia. Só responderam ao ofício na sexta (16), poucas horas antes da reunião dos trabalhadores. Mais uma vez, não houve data prevista pela empresa para realização do pagamento. O ofício enviado pela associação foi lido em assembleia.

O SindSaúde/SC estará ao lado dos trabalhadores na luta por seus direitos. Acompanhe as redes sociais do SindSaúde/SC para mais informações.