Home / Coluna Opinião / Trabalhadores da saúde privada da Grande Florianópolis aprovam pacote de propostas para negociação com empresas

20/02/2024

Diante do descaso demonstrado pelas empresas para com a categoria nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e do Piso Salarial da Enfermagem, trabalhadores dos estabelecimentos privados da saúde da Grande Florianópolis, em assembleia nesta segunda (19), negaram por unanimidade a proposta desonesta de negociação apresentada pelos sindicatos patronais.

A assembleia foi convocada em função do impasse na negociação sobre a CCT, situação em que os sindicatos patronais cobraram parecer da categoria. Desde o início dos debates sobre o Piso da Enfermagem, representantes das empresas tentam modificar direitos já conquistados, afetando não apenas funcionários da enfermagem, como todos os trabalhadores das unidades hospitalares por meio de propostas de redução de hora extra e valor do adicional noturno, por exemplo.

Queremos aprovação imediata da CCT 2023/24, com aplicação integral retroativa do INPC e mantendo os benefícios já garantidos na última Convenção! Isso inclui também os trabalhadores abrangidos pela lei da enfermagem (14.434/2022).

Desde a nova decisão do STF em dezembro, que decretou a regionalização das negociações sobre o Piso Salarial da Enfermagem, sindicatos patronais tentam agregar a pauta às negociações da CCT. Somos contrários à negociação conjunta, visto que isso poderia prejudicar múltiplas categorias. O Piso deve ser um aditivo à CCT, necessitando de um debate à parte.

As novas propostas foram enviadas aos patronais e serão novamente debatidas em mesa de negociação na próxima sexta-feira (23).

O SindSaúde/SC tem se mantido na defesa dos trabalhadores frente às propostas absurdas de retirada de direitos apresentadas pelos sindicatos das empresas de saúde. Nessa reunião não será diferente: queremos que as empresas respeitem os trabalhadores da saúde, mantendo seus benefícios e realizando o pagamento integral do Piso da Enfermagem.