Home / Evento / Trabalhadores da Topmed discutem sistema de controle de jornada de trabalho

Trabalhadores da Topmed discutem sistema de controle de jornada de trabalho
18/01/2022

Trabalhadores da Topmed discutem sistema de controle de jornada de trabalho

Os trabalhadores e trabalhadoras da Topmed se reunirão em assembleia na próxima quinta-feira, dia 20, às 14h30 na sala de treinamento da unidade, em Barreiros. A principal pauta que entrará em discussão será uma proposta apresentada pela empresa de criação de um sistema alternativo de controle da jornada de trabalho.

Desde o surgimento da Portaria 1510/2009 e Portaria 373/2011 foi criada a possibilidade de construção de acordos coletivos para a implantação de sistema alternativo de controle de jornada. Os sistemas alternativos, se formulados dentro das regras contidas nas portarias, podem substituir os tradicionais pontos biométricos, através de criação de logins e senhas individuais que são acessadas diretamente pelos trabalhadores.

No entanto, para que tal acordo seja válido, é necessário que seja garantido possibilidade de fiscalização do ponto, emissão de relatórios, e ainda assim depende da vontade dos trabalhadores, consultados em assembleia. A assembleia é também oportunidade de troca de informes, consulta de dúvidas, entre outros pontos. Participe!