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Trabalhadores do Celso Ramos dão prazo de 24h a propostas de contingenciamento da SES
24/01/2017

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Trabalhadores do Celso Ramos dão prazo de 24h a propostas de contingenciamento da SES

Após quase uma semana entre mobilização das/os trabalhadoras/es da emergência do Hospital Governador Celso Ramos e reuniões com Secretaria do Estado da Saúde (SES), uma proposta de contingenciamento para a sobrecarga de atendimentos foi apresentada – e recebeu das/os trabalhadoras/es o prazo de 24h para apresentar resultados. As paralisações permanecem suspensas, mas caso as medidas não sejam efetivadas ou não apresentem resultados, as/os profissionais da emergência poderão decidir por paralisar novamente as atividades. “É lamentável a omissão do Estado que permitiu que a situação chegasse ao limite. O Sindicato vem alertando sobre a possibilidade de colapso em diversas unidades públicas, por conta da falta de servidores. Esperamos que agora a saúde seja de fato vista como prioridade, com a abertura de concurso público e a reposição de todos os cargos”, explica a diretora do SindSaúde/SC Marilza Martins.

O plano de contingência proposto pela SES tem as seguintes medidas:     

- buscar leitos de UTI de retaguarda em outros hospitais públicos para encaminhar os pacientes que atualmente se acumulam (número chega a 40) no corredor e na reanimação da emergência

- alocar servidores das demais áreas do Celso Ramos e de outros hospitais para fazer Hora Plantão (hora extra) na emergência.

- disponibilizar nove leitos do 2º andar para receber pacientes da emergência, suspendendo internações eletivas de outras especialidades do hospital.                       

- realizar reunião interna para organizar fluxo de pacientes e rotinas e otimizar o ambiente de trabalho com as novas medidas

- disponibilizar uma equipe de transporte de pacientes para a emergência

Proposta da SES tem base em reunião prévia com trabalhadoras/es do Hospital

Pelos menos 40 servidoras/es participaram da reunião – inédita, pelo menos na história recente do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR) – envolvendo a Secretaria do Estado da Saúde (SES), direção e trabalhadoras/es do hospital aconteceu na manhã desta segunda-feira (23/1) para tentar acordar ações que contingenciem a crise no atendimento da emergência, supersaturado com mais de 400 atendimentos por dia desde a semana passada e, por vezes, com equipes que chegam a ter somente cinco profissionais.

Apesar de reconhecer que concurso público é a única forma de resolver um “problema estrutural que enfrentamos há mais de 20 anos”, gestores da SES afirmam durante a reunião, ser impossível abertura de processo seletivo no curto prazo – se propuseram, entretanto, a apresentar em reunião na tarde desta terça-feira uma proposta de gestão para contingenciar a sobrecarga de atendimentos na emergência do hospital.

A SES foi avisada

Muito antes de a emergência paralisar atividades para exigir providências, na quinta-feira (19/1), a direção do hospital e a SES já haviam sido informadas do problema. O enfermeiro Eder Foresti, gerente de enfermagem do HGCR, fez questão de destacar que, não fosse o comprometimento das trabalhadoras/es do hospital com o serviço público, a situação teria explodido há muito tempo. Ele garante que vem alertando há anos a Secretaria sobre a preocupante falta de reposição dos/as servidores/as exonerados ou aposentados; e lembrou da “luta” para fechar 60 leitos do hospital e assim, garantir um mínimo de condições de trabalho para o tamanho da equipe de profissionais em atividade. Foresti apresentou uma comunicação interna que demonstra falta de servidores/as, mesmo com os 60 leitos fora de funcionamento, em praticamente todas as unidades do hospital.

Condições psicológicas insuportáveis

Outras/os trabalhadoras/es se manifestaram sobre o impacto da sobrecarga de trabalho atual no seu dia-a-dia. Uma trabalhadora contou sobre “situações humilhantes” que vivencia no trabalho da emergência: “Na reanimação a superlotação é vexatória. As pessoas estão morrendo, internamos idosos em cadeiras de plástico. Poderiam ser nossos pais...”

A situação se repete na farmácia, segundo uma servidora, onde só há profissionais para atender metade da demanda. A servidora que atua na sala de gesso, dentro do setor de traumatologia, uma referência do HGCR, acrescentou que o trabalho é sobre-humano. O número ideal de técnicos para o atendimento correto é de 12 profissionais, mas apenas 6 vinham trabalhando. No momento, são apenas 5, que mesmo no limite das horas plantão permitidas não conseguem dar conta do serviço – 300 a 400 atendimentos diários. “Vou pedir ajuda e me dizem que sou somente uma matrícula. Como eu faço? O paciente entrou no hospital passa a ser nossa responsabilidade. Está desumano trabalhar. A gente vem trabalhar chorando, sem saber se vamos ser agredidas, receber xingamentos ou que tipo de condições vamos ter”, relata.

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