Home / Geral / Trabalhadores do Grupo Hospital Care decidem por mobilização no próximo dia 30

Trabalhadores do Grupo Hospital Care decidem por mobilização no próximo dia 30
20/10/2023

Trabalhadores do Grupo Hospital Care decidem por mobilização no próximo dia 30

Na quinta-feira (19), o SindSaúde/SC realizou uma reunião com os trabalhadores e trabalhadoras do Grupo Hospital Care, que administra o Hospital de Caridade, o Baía Sul e o Santa Helena.

Foi debatido na reunião os descumprimentos da empresa em relação à aplicação do Piso Nacional da Enfermagem, visto que houve divergências em diversos pagamentos. Ficou decidido que na segunda-feira (30) acontecerá um ato e uma assembleia para definir os rumos da mobilização dos trabalhadores.

Na reunião desta quinta (19) os dirigentes do SindSaúde/SC repassaram aos trabalhadores as questões legais envolvendo a aplicação do piso. As principais dúvidas vinham de questões como o pagamento em folha complementar ou rubrica separada.

Não há descumprimento da lei no pagamento em rubrica separada, porém deve-se incluir todos os valores que incidiram na aplicação em salário base. O que foi verificado nos pagamentos do Grupo Hospital Care, porém, é que além das divergências, não houve transparência nos demonstrativos de pagamento.

O sindicato identificou os erros em reflexos, porém para encaminhar judicialmente enviou os contracheques recebidos pelos trabalhadores à contabilidade. É o perito contábil que dará um laudo correto sobre como irá encaminhar judicialmente.

Porém, para além da movimentação judicial, a reunião avaliou a necessidade de mobilização para fazer valer a aplicação do piso. O sindicato estará fazendo a chamada para a mobilização a partir da próxima semana.

É importante estar atenta/o às redes e chamar os colegas para nos mobilizarmos!