Home / Geral / Trabalhadores do Hospital de Alfredo Wagner estão tendo seus direitos violados – de novo

03/02/2023

Mais uma vez, os trabalhadores e trabalhadoras que atendem à população no Hospital de Alfredo Wagner precisam lutar por seus direitos! Com o salário de dezembro pago em atraso e a segunda parcela do 13º salário de 2022 ainda não pago, a equipe que zela pela saúde da população da região pede que seus direitos sejam respeitados!

Em reunião com o SindSaúde/SC nesta quinta (2), a gestão do Hospital afirmou não ter recursos para pagar o 13º e que estaria pedindo aporte financeiro da prefeitura, pedindo um prazo de 15 dias. Nesta segunda (6), representantes do sindicato irão voltar a unidade para uma assembleia com os trabalhadores, que deve definir os rumos da mobilização.

Enquanto as pessoas comemoravam as festas de fim de ano, os trabalhadores do Hospital não sabiam quando (e se) receberiam o restante do seu 13º. Por 13 dias, os funcionários cumpriam suas funções sem o salário na conta! Nesse período, falou mais alto para os trabalhadores o compromisso e o respeito com a população. Há 5 anos, no final de 2017, o problema era o mesmo! Foi necessária uma greve para que os trabalhadores garantissem o pagamento correto de seus salários. O SindSaúde/SC teve de ir à justiça para garantir o reajuste inflacionário estabelecido pelas Convenções Coletivas de 2013/2015, 2015/2016 e 2016/2017. O processo foi favorável aos trabalhadores, gerando juros, multas e custos adicionais que foram parcelados. Esses valores saem do bolso do contribuinte, da prefeitura, das instituições que contribuem com o hospital, mas os mais lesados por este processo foram os funcionários.

Os trabalhadores pedem novamente o apoio da população de Alfredo Wagner e região, atendida pelo hospital, para garantir que seus direitos sejam respeitados!