Home / Trabalhadores do Hospital de Caridade fazem denúncia ao sindicato

Trabalhadores do Hospital de Caridade fazem denúncia ao sindicato
23/07/2020

Trabalhadores do Hospital de Caridade fazem denúncia ao sindicato

Trabalhadores do Hospital de Caridade denunciam problemas em relação às férias e transporte coletivo

O SindSaúde/SC recebeu das trabalhadoras e trabalhadores do Imperial Hospital de Caridade denúncias que dizem respeito à suspensão e interrupção de férias já marcadas ou em gozo e problemas com o transporte até o local de trabalho. Por isso, solicitou à gerente de Recursos Humanos da unidade o agendamento urgente de uma reunião para tratar destes temas.

As denúncias que nos chegam apontam que alguns trabalhadores que tinham suas férias marcadas, e alguns que já estavam em férias, estariam sendo convocados a retornar ao trabalho, supostamente em virtude do aumento da demanda dos serviços de saúde em razão da pandemia de Covid-19. No entanto, o Hospital não aponta quais dados de lotação das suas unidades ou de contaminação dos profissionais poderiam justificar isso. Ainda que exista justificativa concreta para que os trabalhadores sejam convocados de volta ao trabalho, há uma série de demandas e dúvidas que precisam ser atendidas: como ficam as despesas dos trabalhadores em férias, quais prazos para retomada do descanso, se há situações de férias vencidas, etc.

Sobre a questão do transporte, o Decreto Estadual 724/2020 suspendeu a circulação do transporte público desde o dia 20 de julho, por 14 dias. Em razão disso, trabalhadores tem encontrado dificuldade de se deslocar de casa ao trabalho e do trabalho para casa. Nesse sentido, cabe ao Hospital organizar transporte alternativo àqueles que não estão supridos pelo transporte coletivo em funcionamento neste período.

O SindSaúde/SC e os trabalhadores e trabalhadoras entendem a gravidade do momento que estamos vivendo, inclusive porque somos todos nós que garantimos o atendimento em saúde no dia a dia nas unidades. Mas temos direitos, que precisam ser respeitados. A pandemia não pode ser justificativa para descumprir nossos direitos.

Aguardamos o agendamento da reunião com o Hospital para que possamos ter condições de trabalho garantidas. Novos informes serão enviados assim que obtivermos retorno do IHC.