Home / Geral / Trabalhadores do Samu cobram Governo do Estado resposta sobre os abusos da empresa terceirizada

15/06/2021

Funcionários do Samu de todo o estado estiveram em ato na frente da Casa d’Agronômica em Florianópolis nesta terça-feira (15). O objetivo da mobilização foi cobrar o Governo do Estado, na pessoa do governador, uma solução para as diversas irregularidades praticadas pela empresa terceirizada responsável pelo serviço, a Ozz.

Confira o relato em vídeo do presidente do SindSaúde/SC, Djeison Stein, clicando aqui

Falta de pagamento de FGTS e rescisões, funcionários completando quatro anos sem direito a férias, três anos sem reajuste salarial e condições precárias de trabalho são alguns dos problemas para os quais os trabalhadores procuram uma solução. Além dos problemas de remuneração, a estrutura das bases sofre com sérios problemas que coloca em risco a saúde desses trabalhadores e consequentemente a dos pacientes que são atendidos pelo serviço. Os contratos da própria empresa, como o de comunicação e internet, foram comprometidos diversas vezes por falta de pagamento da empresa.

O ato dos trabalhadores e trabalhadoras nesta terça (15) rendeu um pequeno movimento para o Governo do Estado, mas que já pode ser considerado uma vitória. Os sindicatos e a federação conseguiram uma reunião com o secretário adjunto da SES para debater as questões relativas aos trabalhadores e ao atendimento do Samu. A reunião acontece ainda nesta tarde, às 15h, e o SindSaúde/SC divulgará em suas redes os resultados do encontro.

A mobilização, que teve início na Casa d’Agronômica, entregou uma carta ao governador com todas as pautas de reivindicação dos funcionários da Ozz, reforçando o quanto o serviço prestado pelo Samu é essencial, principalmente neste momento de pandemia. Após a entrega do documento para um representante do gabinete do governador, o ato foi movido para o Centro Administrativo, onde foi marcada a reunião com o secretário adjunto da SES.