Home / Geral / Trabalhadores do SAMU rebatem proposta da Ozz sobre pagamento de atrasos e violações trabalhistas

19/10/2021

Em assembleia na noite desta segunda-feira (18), as trabalhadoras e os trabalhadores do SAMU da Grande Florianópolis debateram sobre a proposta enviada pela Ozz Saúde em relação ao atrasos e descumprimentos de direitos trabalhistas. A maioria dos funcionários votou por rejeitar a proposta da empresa e elaborar uma contraproposta, que trate também das condições de trabalho.

Essencial para a população catarinense, o SAMU enfrenta novamente uma história de abandono e negligência por parte da empresa que administra o serviço. Relatos sobre a péssima condição das bases, ambulâncias e equipamentos foram feitos por vários trabalhadores presentes na assembleia. Para além disso, a Ozz descumpre de maneira recorrente direitos trabalhistas básicos, como depósito do FGTS e férias.

Uma das propostas da empresa mais debatidas pelos trabalhadores foi a concessão das férias a 10% dos funcionários por mês. Os funcionários relatam que a falta de contingente para executar o serviço já é insuficiente, tornando a concessão de férias para vários deles inviável sem uma alternativa para suprir a demanda.

Para os trabalhadores, é preciso garantir também melhores condições de trabalho e consequente melhora no serviço. A demanda não é de hoje, porém o entrave entre a empresa e o Governo do Estado impede que qualquer progresso seja feito nesse campo.

Assim, a contraproposta elaborada pelos trabalhadores será anexada nas ações judiciais coletivas que cobram o cumprimento das pautas, e encaminhada ao Ministério Público do Trabalho e à Ozz. As demandas são:

Aplicação do reajuste salarial com todos os reflexos; Pagamento integral do FGTS; Concessão de férias e reconhecimento da dobra de férias; Multas convencionais. Melhoria nas condições de trabalho.

Agora, a empresa deve responder se aceita ou não a contraproposta. O SindSaúde/SC continuará pressionando para garantir que nenhum trabalhador saia lesado do processo.