Home / Trabalhadores e trabalhadoras da saúde privada da Grande Florianópolis conquistam direitos em meio à pandemia

Notícias

Mantenha-se atualizado

Trabalhadores e trabalhadoras da saúde privada da Grande Florianópolis conquistam direitos em meio à pandemia
15/07/2020

Compartilhe

Trabalhadores e trabalhadoras da saúde privada da Grande Florianópolis conquistam direitos em meio à pandemia

Nos últimos anos, o SindSaúde/SC tem feito um trabalho intenso nos diversos locais de trabalho no setor privado para garantir os direitos da categoria da saúde. Nem sempre temos vitórias, e a reforma trabalhista pode ser considerada uma das mais importantes derrotas da classe trabalhadora brasileira nestes últimos anos. Por outro lado, as vitórias, ainda que pontuais, precisam ser valorizadas e lembradas.

 

E os frutos destas lutas trouxeram, nas últimas semanas, uma série de vitórias. Conseguimos a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT dos trabalhadores e trabalhadoras da Casa de Saúde São Sebastião, garantindo benefícios de alimentação, auxílio creche, redução dos descontos de vale-transporte, folga de aniversário, etc.

 

Além disso, foi garantido auxílio creche às trabalhadoras e trabalhadores da Sonitec e da Fahece nas unidades da sede, do Hemosc e do Cepon. Essa luta começou ainda em 2017, em incontáveis audiências judiciais e negociações e conseguimos garantir que o direito fosse cumprido. Outra conquista foi o pagamento, ainda que parcelado, dos retroativos do reajuste salarial com aplicação de multa que está sendo feito em benefício dos trabalhadores e trabalhadoras do Imperial Hospital Caridade.

 

Por mais que os valores e conquistas estejam longe de garantir uma profunda mudança nas relações de trabalho e na exploração sofrida pelos trabalhadores e trabalhadoras, o SindSaúde/SC entende que são vitórias importantes e que abrem a possibilidade de avanços na conquista de direitos. O momento atual que vivemos do ponto de vista político e sanitário, tem sido de cortes de direitos na maior parte das categorias, portanto, as conquistas ganham peso ainda mais significativo nesse momento!

Newsletter