Trabalhadores nas ruas neste 1º de maio em defesa da vida
O dia do trabalhador e da trabalhadora de 2021 está sendo marcado por diversas manifestações em todo o Brasil. Em Florianópolis, o movimento Em Defesa da Vida teve início às 8h da manhã, com a fixação de faixas e cruzes no Ticen e na Ponte Hercílio Luz. Um ato simbólico ocorreu às 10h, em frente à catedral. Diversas entidades fizeram parte da organização das atividades, dentre elas o SindSaúde/SC.
Confira o recado do presidente do SindSaúde/SC à categoria: https://youtu.be/Re_qFKmiBjQ
Dentre as pautas reivindicadas neste dia importante para a classe trabalhadora estão o auxílio emergencial de R$600, a prioridade para a campanha de vacinação e a posição contrária ao projeto de Reforma Administrativa proposto por Guedes e Bolsonaro. O lema da faixa estendida logo em frente à fachada da catedral foi claro no posicionamento dos trabalhadores: “Nem fome, nem vírus”.
Para as trabalhadoras e os trabalhadores da saúde a data em 2021 é ainda mais significativa, visto que a categoria é a mais importante no combate à Covid-19. Sobrecarregados e mal-remunerados, o 1º de maio marca o posicionamento de que os profissionais da saúde não aceitarão a retirada de qualquer um de seus direitos historicamente conquistados.
No ato das 10h, no largo da catedral, representantes de diversas categorias se reuniram nas escadarias empunhando cruzes brancas simbolizando as vítimas da pandemia. O ato se encerrou com a fala dos representantes de entidades representativas dos trabalhadores.
O SindSaúde/SC foi representado pela diretora Edileuza Fortuna. Em sua fala, a dirigente reforçou a importância dos serviços públicos de saúde e a bravura do trabalho que seus profissionais tem desempenhado na linha de frente de combate à pandemia.
Veja a fala da dirigente do SindSaúde/SC, Edileuza Fortuna no ato deste sábado: https://youtu.be/Yx6NonDasss