Home / Geral / Tudo que você precisa saber sobre a paralisação de amanhã!

Tudo que você precisa saber sobre a paralisação de amanhã!
17/08/2021

Tudo que você precisa saber sobre a paralisação de amanhã!

A Greve Geral dos Serviços Públicos acontece em todo o país nesta quarta (18). A categoria da saúde de Santa Catarina não vai ficar de fora dessa. Unidades da Grande Florianópolis, Joinville, Lages, Ibirama e Mafra têm paralisações de uma hora marcadas durante todo o dia. Confira o horário de paralisação da sua unidade no final da nota!

Todos podem fazer greve?

Sim! A greve é um direito fundamental e assegurado em lei para todas as trabalhadoras e os trabalhadores. Com o servidor público da saúde não é diferente. No caso da saúde, por ser uma atividade essencial, sabemos que é preciso assegurar as condições de saúde dos pacientes, mas isso nao impede nosso direito de paralisar parcialmente os serviços. Além disso, nesse momento a paralisação será de apenas uma hora, portanto podemos nos organizar no setor mantendo uma equipe mínima para a manutenção dos serviços e liberando os demais participarem da paralisação.

Como procedo em relação à minha chefia imediata?

Organize-se junto dos seus colegas de trabalho para participar da paralisação e informem a chefia imediata, inclusive porque é também interesse da chefia e de todos os servidores e servidoras que possamos fazer uma paralisação forte que se manifeste contra a retirada dos direitos de todos nós.

O sindicato orienta aos servidores e servidoras que estiverem tendo alguma dificuldade na negociação com as chefias, seja de ameaças de corte de ponto, de descontos, de pagamento de horas, ou constrangimento de qualquer tipo, que avisem a direção do SindSaúde/SC imediatamente. O sindicato pode negociar diretamente com a chefia essas situações. Perseguir e intimidar, buscando evitar que os trabalhadores participem livremente de manifestações do seu sindicato pode caracterizar assédio, além de ser uma prática anti-sindical passível de investigação pelo Ministério Público do Trabalho.

Quais os horários das paralisações?

Confira os horários de cada unidade abaixo:

Das 9h as 10h:

- Florianópolis:

Portaria do Hosp. Nereu Ramos;

Praça do Hemosc.

Em frente ao HRSJ; Em frente ao IPQ.

- Lages:

Em frente ao Hosp. Teresa Ramos

- Ibirama:

Em frente ao Hosp. Waldomiro Colautti

Das 13h as 14h:

- Joinville :

Em frente ao Hosp. Regional

Das 17h as 18h:

- Joinville:

Em frente à Maternidade Darcy Vargas

Das 18h as 19h:

- Mafra:

Em frente à Maternidade Dona Catarina Kussss

No momento da paralisação, as servidoras e os servidores devem se deslocar para as reuniões, em frente às unidades.

Além das paralisações por unidade, quais os outros eventos que acontecem na Greve Geral dos Serviço Público?

Em Florianópolis, o Fórum de Servidores Públicos promove, às 16h, um ato em frente à catedral contra a Reforma Administrativa (PEC 32). A presença de todas e todos é essencial para fazermos pressão no estado aos deputados que votarão este projeto, que é um duro golpe aos servidores e aos serviços públicos.

Participe!