Home / Uso de máscara como medida de prevenção à Covid-19

Notícias

Mantenha-se atualizado

Uso de máscara como medida de prevenção à Covid-19
24/04/2020

Compartilhe

Uso de máscara como medida de prevenção à Covid-19

O SindSaúde/SC ressalta que as unidades de trabalho devem fornecer EPIS aos trabalhadores em quantidade suficiente. Reforçamos também que as máscaras de produção industrial do tipo N95 e a PFF2 devem ser utilizadas pelos profissionais de saúde em procedimentos com geração de aerossóis, para proteção individual. Todos os demais profissionais de saúde, em contato direto ou indireto com pacientes ou seus objetos, precisam utilizar máscaras cirúrgicas como medida de prevenção.

 

A recomendação de uso de máscaras caseiras para a população em geral tem como base a proteção coletiva, uma vez que muitas pessoas podem estar infectadas e serem assintomáticas. Ou seja, poderiam estar transmitindo a doença sem saberem que estão com o vírus.

 

É importante salientar que o uso de máscaras caseiras pela população em geral pode causar uma falsa sensação de proteção, portanto, todas as demais medidas de precaução devem continuar sendo tomadas em conjunto. Além disso, as máscaras não podem ser compartilhadas com familiares, não se deve tocar o rosto depois de colocá-la e é necessário fazer a higienização adequada. A manutenção do isolamento social e das medidas de higiene para o combate à Covid-19 seguem sendo necessárias.

 

Com informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Newsletter