Home / UTI da antiga Saint Patrick está interditada

UTI da antiga Saint Patrick está interditada
30/10/2015

UTI da antiga Saint Patrick está interditada

Após denúncias de más condições encaminhadas pelo Sindicato, a Vigilância Sanitária e Ambiental de Santa Catarina vistoriou as instalações do Hospital ISEV (antiga clínica Saint Patrick), no Morro da Cruz, em Florianópolis, e proibiu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do estabelecimento de continuar prestando atendimento a pacientes graves. Os leitos da UTI, entretanto, poderão continuar funcionando como unidade de internação pós-cirúrgica. A Vigilância solicitou que a identificação do local seja alterada para evitar possíveis equívocos, já que o local não está mais habilitado como UTI.

O SindSaúde/SC tem recebido denúncias sobre a situação precária da antiga clínica Saint Patrick, administrada há mais de um ano pelo Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV). As instalações do estabelecimento estão com graves problemas estruturais e, mesmo sem condições, a UTI continuava recebendo pacientes particulares e de convênios.

O ISEV atua em onze cidades do Estado e também é responsável pela atenção básica à saúde do município de Biguaçu, onde trabalhadores tem sido demitidos sem a devida homologação de suas rescisões contratuais, o que impossibilita o acesso a uma série de direitos trabalhistas. As denúncias dão conta também da falta de pagamento de encargos e comissões devidas, além da utilização de um sistema irregular de banco de horas. No Hospital ISEV, em Florianópolis, houve atraso no pagamento dos salários do mês de setembro.

Em paralelo, os trabalhadores denunciam constantes casos de assédio moral e ameaças de demissão. Também há relatos de outros problemas que denotam os riscos a que estão submetidos os pacientes que se internam na Saint Patrick, como a falta de funcionários, a precariedade dos equipamentos e os casos de goteiras, inclusive dentro do centro cirúrgico. Todas essas denúncias foram encaminhadas pelo Sindicato ao SC Saúde e à Vigilância Sanitária.

Audiência opta por ação conjunta contra ISEV

Uma reunião entre representantes do SindSaúde/SC e a Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT/SC) Alice Nair Feiber Sônego, na última terça-feira (23/10), quando todas as denúncias foram relatadas, decidiu-se por uma ação judicial conjunta entre Sindicato e MPT/SC contra o ISEV.