Home / Coluna Opinião / Vitória da classe trabalhadora: Nova Reforma Trabalhista é derrubada no Senado

Vitória da classe trabalhadora: Nova Reforma Trabalhista é derrubada no Senado
02/09/2021

Vitória da classe trabalhadora: Nova Reforma Trabalhista é derrubada no Senado

Nos últimos tempos, não são muitas as conquistas a serem comemoradas pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores brasileiros. Porém, nesta quarta-feira (1), o senado derrubou um ataque que o Governo Federal tem tentado enfiar goela abaixo ao povo brasileiro. Trata-se da MP 1045, chamada de “nova reforma trabalhista”.

Dentre os absurdos incluídos no projeto estava uma modalidade de contratação que não incluía salário formal, assinatura de carteira, além de verbas trabalhistas e previdenciárias, por exemplo. A medida permitia que todas as empresas tivessem 15% do seu quadro de funcionários nessa modalidade.

Foram 47 votos contrários à proposta, 27 favoráveis e uma abstenção. A derrubada do projeto no senado representa um ponto fora da curva em relação aos últimos projetos do governo Bolsonaro que visavam a precarização do trabalho. Nos próximos dias, a Câmara dos Deputados vota a PEC 32, chamada de Reforma Administrativa, que traz uma série de ataques contra o serviço e o servidor público. Espera-se que os deputados e as deputadas tenham a mesma consciência em relação a este ataque.

O SindSaúde/SC ficará atento e mobilizado pela garantia dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores. Estamos na luta!