Home / Geral / Vitória dos trabalhadores da Mahatma Gandhi: após paralisação, empresa se compromete a pagar valores atrasados!

21/09/2022

Os trabalhadores e trabalhadoras da Associação Mahatma Gandhi de São José foram às ruas nesta terça (20), primeiro dia da paralisação deliberada em assembleia na última sexta (16). Com a mobilização, a empresa se reuniu com a prefeitura e enviou ofício ao SindSaúde/SC se comprometendo a pagar os valores atrasados em folha complementar até o dia 10/10.

A empresa, do tipo Organização Social (OS) é responsável por parte do atendimento em postinhos e UPAs no município e não pagou aos trabalhadores os valores de reajuste anual estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho na data base de novembro de 2021.

Em ato realizado em frente à sede da OS em São José na manhã desta terça (20), os trabalhadores pressionaram a empresa para o início da negociação. Durante o ato, a OS aceitou receber dois representantes do SindSaúde/SC e mais dois funcionários da empresa. O ofício informando a paralisação foi apresentado somente durante essa reunião, onde a empresa já afirmava que iria procurar aporte financeiro da prefeitura de São José para realizar o pagamento aos trabalhadores.

Em reunião entre a Secretaria de Saúde do município e a OS na tarde desta terça (20), a empresa se comprometeu a fazer pagamento dos retroativos do Reajuste Salarial, que é direito dos trabalhadores. Outro tema debatido foi o direito à paralisação, assegurado por haver atraso no pagamento dos valores. A empresa se comprometeu a não descontar o tempo paralisado ou de assembleia.

A mobilização da categoria se deu desde julho, quando o SindSaúde/SC convocou a primeira assembleia para tratar do tema. Em agosto, os trabalhadores já haviam conquistado uma vitória, quando a empresa passou a fazer os pagamentos do reajuste, mas ainda negligenciando os valores retroativos à data-base, estabelecida em 1 de novembro de 2021.

Com o comprometimento da empresa, os trabalhadores aceitaram suspender a greve que estava marcada para ter início nesta quinta (22).. Porém, a mobilização segue, para o acaso de a Mahatma Gandhi descumprir com os compromissos firmados em ofício.

Para mais informações, acompanhe as redes do SindSaúde/SC.