Home / Geral / Ajude a pressionar nossos representantes pela aprovação do Piso Salarial da Enfermagem

10/06/2021

O SindSaúde/SC se juntou a sindicatos, federações e conselhos de todo o Brasil para assinar um manifesto pela unidade das entidades de classe da enfermagem na luta para a aprovação do Piso Salarial. O PL 2564 encontra-se no Senado e a votação em caráter de urgência foi retirada pelo presidente da casa, Rodrigo Pacheco (DEM/MG). É hora de pressionarmos nossos representantes para que o projeto seja aprovado no Senado e passe para a Câmara de Deputados.

Apesar da boa aceitação entre parte dos Senadores, na Câmara há a previsão de que o projeto encontre maior oposição. Por isso, a luta pela aprovação deve ter fôlego para fazer uma pressão ainda maior quando estiver nessa etapa da tramitação. Ainda não há calendário nacional de mobilização das entidades representativas da Enfermagem, e o manifesto tem o objetivo de localizar e unificar os movimentos que acontecem no Brasil.

O sindicato convida toda a categoria para somar força a esse documento. Para ler e assinar (no final da página), acesse: http://bit.ly/ManifestoEnfermagem

Na tarde desta quarta-feira (9) em Belo Horizonte, um ato simbólico entregou um pedido de urgência de votação no gabinete de Rodrigo Pacheco. Foi preciso três auditórios para a cerimônia que debatia o processo. Compareceram representantes das entidades de representação, vereadores, deputados e prefeitos que apoiam a causa da Enfermagem. Santa Catarina foi representada pelo Coren SC, que compareceu ao ato de entrega do pedido de urgência.

Apesar de uma ampla aceitação social do projeto, a maior parte da base do governo, aliados do presidente Jair Bolsonaro, tem voto contrário declarado tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados.

O posicionamento vem do pedido de empresas e entidades patronais da saúde que chegaram a enviar um manifesto contrário ao PL aos deputados e senadores. As instituições têm preocupação com a diminuição de seus lucros, mesmo sendo um setor em alta e que apresentou grandes crescimentos, principalmente na pandemia.

Quer saber mais sobre o que estabelece o PL 2564? Acesse: https://www.sindsaudesc.com.br/piso-da-enfermagem/