Home / Coluna Opinião / Bate-papo põe à prova compromisso de candidatos ao Governo de Santa Catarina com as pautas dos servidores públicos

20/10/2022

O Fórum dos Servidores Públicos de Santa Catarina, entidade a qual o SindSaúde/SC faz parte, promoveu nesta quarta (19) um bate-papo com os candidatos a Governador em Santa Catarina. Jorginho Mello, concorrente do PL ao pleito, não compareceu ao evento, justificando compromissos na agenda. Assim, a sabatina foi apenas com Décio Lima, do PT. Representantes do SindSaúde/SC compareceram ao evento e tiveram direito a uma pergunta ao candidato presente.

Ao candidato foram feitas perguntas vindas de sindicatos que compõe o fórum e jornalistas do estado. Representando o SindSaúde/SC, a diretora Edileuza Fortuna, questionou o candidato a respeito do comprometimento a respeito das pautas mais importantes para o serviço público e para os servidores da saúde: a valorização dos profissionais, concurso público e a aplicação do Piso da Enfermagem.

O candidato se comprometeu a levar adiante as pautas trazidas pelo sindicato, bem como de preservar o diálogo com os trabalhadores. Décio disse também que “Santa Catarina poderia servir de exemplo ao país na aplicação do Piso da Enfermagem”, dada a importância da categoria para os serviços de saúde.

Para além do bate-papo, o Fórum dos Servidores Públicos de Santa Catarina também criou uma plataforma política, com eixos de luta para o serviço público. Esse documento foi repassado logo no primeiro turno para todos os candidatos tanto do executivo quanto do legislativo. A chapa de Décio Lima assinou o compromisso também com essas pautas. Jorginho Mello não assinou. Para conferir a lista completa de candidatos que assinaram acesse: sindsaudesc.com.br/plataforma-politica-2022